Entendendo o conceito de Caborn Footprint: três pontos para reduzir seu impacto.

O termo em inglês “footprint” usado para descrever as “pegadas” deixadas por uma organização é essencialmente o impacto poluidor e os recursos consumidos durante todo o “supply Chain” de um produto. Ou seja, deste a produção de matéria prima até a entrega para o consumidor final.

EARTH OVERSHOOT DAY

Outro termo comum relacionado a esse é o “Earth Overshoot Day” ou o dia da sobrecarga da Terra. Esse dia marca a data em que a humanidade ultrapassou o orçamento de gastos com a natureza. Portanto pelo resto do ano estaríamos com um déficit ecológico que diminuiria os estoques de recursos locais e acumularia dióxido de carbono na atmosfera.

Então este Dia de Sobrecarga da Terra é calculado observando-se os recursos disponíveis em nosso planeta (quantidade de hectares de florestas, pastagens, fazendas, o tamanho da população de peixes e outros animais, etc.) e dividindo esse total pela população do planeta. Como resultado se obtém uma média em hectares por pessoa, indicando quantos hectares/ recursos naturais uma pessoa poderia consumir por ano para manter o planeta em equilíbrio.

REDUZINDO SEU FOOTPRINT

Para reduzir o “carbon footprint” é necessário reduzir as emissões atmosféricas e uma ótima forma de se fazer isso é investindo em energia livre de emissão de carbono. 

Outro ponto importante é fazer a sua parte e não esperar que apenas grandes empresas tomem a iniciativa de mudar o planeta. Isso pode ser feito simplesmente por alterar o combustível do veículo para Etanol ao invés da gasolina ou até mesmo optar por veículos elétricos. Uma ideia ainda mais simples é pegar carona com um amigo e assim reduzir a quantidade de veículos no transito.

O terceiro ponto é a proteção das florestas pois elas são responsáveis pela captura de CO2 da atmosfera e consequentemente pela redução da poluição.

Com essas dicas simples e sempre fazendo sua parte é possível ajudar o planeta. E então, gostou das nossas dicas? Curta, comente e compartilhe. Deixe sua opinião sobre o assunto e sobre assuntos que você gostaria de ver por aqui.

 

Fonte: The Age of Responsibility – Editora John Wiley & Sons Ltd.