Flexibilização no licenciamento ambiental no Paraná

No último dia 12 de fevereiro, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior empossou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. O mesmo comentou sobre a necessidade de aliar sustentabilidade com o desenvolvimento econômico do Estado do Paraná.

Segundo o governador  é necessário qualificar o corpo técnico e modernizar a legislação. De acordo com ele, o licenciamento ambiental é fundamental para o desenvolvimento do Estado, portanto é necessário ter um órgão ágil e tecnicamente capacitado.

Os licenciamentos eram de responsabilidade dos órgãos municipais, estaduais ou federais, dependendo principalmente do porte da empresa a ser licenciada. Os órgãos estaduais eram compostos pelo IAP, Águas Paraná e o ITCG. Mas a partir da posse do novo Secretário todos os departamentos serão concentrados no Instituto Terra e Água com isso esperasse mais agilidade nesses processos.

Ou seja, mesmo com essa concentração de departamentos em um único instituto, a rigidez nos processos não irá diminuir, o intuito do governo é alavancar o crescimento do Paraná e com isso melhorar a qualidade de vida do cidadão.