A Política Nacional de Resíduos Sólidos, define gerenciamento de resíduos sólidos como um conjunto das etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final que seja ambientalmente adequada.
De acordo com a Lei 12.305/2010, a gestão desses resíduos deve priorizar o reaproveitamento e reciclagem. Além de cada gerador ser responsável pelos resíduos gerados, que devem ser segregados na fonte geradora.
Os resíduos sólidos são classificados de acordo com os riscos potenciais ao meio ambiente e a saúde pública.
Segundo a NBR 10.004 da ABNT, os resíduos são classificados em três classes:
E podem ainda ser classificados quanto à sua origem. Basicamente existem quatro tipos de resíduos:
Além de evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública, reduz desperdícios e custos, fazendo assim aumentar a lucratividade do empreendimento e contribui com o desenvolvimento sustentável.
Elaborar o PGRS, PGRCC ou PGRSS, ajuda a identificar possíveis deficiências, redução de desperdícios e a implantação de uma coleta seletiva eficiente com a participação de todos os envolvidos.
O correto gerenciamento de Resíduos contribui para uma imagem positiva do empreendimento com seus clientes, parceiros e da comunidade, garantindo assim os cumprimentos dos requisitos descritos na lei, minimizando assim multas e punições do órgão ambiental responsável.
A Ecoround possui profissionais capacitados para fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos sólidos da sua empresa. Sempre com objetivos de obter resultados positivos para o cliente, atendendo as leis ambientais vigentes, promovendo um crescimento sustentável.
Sua empresa precisa de Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos ou Estudos Ambientais?
Preencha o Formulário que nossa equipe estrará em contato para confirmar a nossa visita a sua empresa.