Licenciamento Ambiental | O que preciso saber?

O que é Licenciamento Ambiental? Por que devo licenciar minha atividade?

Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo, no qual órgãos ambientais licenciam a localização, instalação, ampliação e operação de atividades. Essas atividades podem se utilizar de recursos naturais ou serem consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras, que possam causar degradação ambiental.

O Licenciamento é base para o tratamento das questões ambientais do empreendimento. Através dela que o empreendedor começa seu contato com órgão ambiental competente e passa a conhecer suas obrigações com o meio ambiente. Hoje em dia o mercado procura empresas devidamente licenciadas e que estejam cumprindo a legislação. Incentivos governamentais, órgão de financiamentos, tem levado em consideração a apresentação da Licença para aprovação de projetos.

Quem precisa de Licenciamento Ambiental?

Segundo a Resolução CONAMA  nº 237/1997, todo empreendimento listado é obrigado a emitir a Licença ambiental. Por exemplo: indústria, mineração, ferrovias, aeroportos, barragens, estação de tratamento de água e esgoto, tratamento e destinação de resíduos, transmissão de energia elétrica, transporte, postos de combustível, complexos turísticos, atividades agropecuárias, uso de recursos naturais, lavadores de veículos, entre outros.

O que acontece se não tiver Licença Ambiental?

De acordo com a Lei de crimes ambientais Lei nº 9.605 no seu artº 40:

“Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes: Pena – detenção, de um a seis  meses, ou multa, ambas as penas cumulativamente”.

No âmbito administrativo:

Segundo o Decreto nº 6514, de 22 de julho de 2018, em seu artº 66:

“ Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, atividades, obras ou serviços utilizadores de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, em desacordo com a licença obtida ou contrariando as norma legais e regulamentos pertinentes: Multa de R$ 500, 00 (quinhentos reais ) a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais)”.

Quais os tipos de Licença?

O Licenciamento é composto por três fases:

Licença Prévia (LP) – onde o órgão licenciador atesta a viabilidade ambiental da concepção e localização do empreendimento. E estabelece os requisitos para as próximas fases.

Licença de Instalação (LI) – onde autoriza o início da construção e instalação do equipamento no empreendimento.

Licença de Operação (LO) – autoriza o funcionamento da empresa, após a verificação das exigências requeridas nas fases anteriores.  O empreendedor é obrigado a implementar as medidas de controle ambiental, caso ao contrário terá sua LO suspensa.

Existem outros tipos de Licenças que podem ser necessárias:

  • Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE);
  • Licença Simplificada (LS) ou Licença Ambiental Simplificada (LAS);
  • Licença Ambiental de Recuperação (LAR);
  • Licença de Operação de Regularização (LOR);
  • Renovação de Licença de Operação (RLO);
  • Autorização Ambiental;

Como a Ecoround Ambiental pode te ajudar?

A Ecoround possui profissionais capacitados para protocolar e acompanhar o processo de licenciamento de seu empreendimento, auxiliando no cumprimento da exigências do órgão ambiental competente. Sempre buscando soluções sustentáveis ao seu negócio.

Dúvidas? Entre em contato conosco.